sábado, outubro 31, 2009

Milhares fogem tufão Filipinas

Um rio na província de Laguna inundou mais da beira do lago da cidade de Santa Cruz [AFP]
31 outubro, 2009
Tufão Mirinae matou pelo menos duas pessoas e forçaram milhares de pessoas a evacuar, depois de atingir a costa leste das Filipinas, disseram os funcionários.

 As vítimas afogaram nas inundações na província de Laguna ao sul de Manila, a capital, o escritório local de acompanhamento de desastres no sábado.

Em Laguna, militares e policiais trabalharam barcos salva-vidas para salvar pessoas que ficaram presas nos telhados de um Flashflood.
O tufão, com ventos de até 185 quilômetros (115 milhas) por hora, foi a terceira grande tempestade a atingir as Filipinas "ilha principal de Luzon em apenas cinco semanas.

"Preocupação" para desabrigados

Valerie Lewin do grupo de ajuda Oxfam disse à Al Jazeera que pelo menos 155.000 pessoas foram afectadas pelos últimos tufões.
"O governo tem sido muito bem preparado [tendo aprendido com tufões anteriores]", disse ela, "Tem havido uma série de pré-evacuações  preventivas.
"[Mas] um monte de gente voltou para o centro de evacuação, e estamos preocupados com a higiene do centro no momento.
"Estamos confrontados com alguns locais de realojamento que definitivamente não são adequados para nos fornecer os serviços básicos."
A Guarda Costeira aterrado 45 balsas nos portos-chave em Luzon, deixando milhares de pessoas retornando às províncias para o Dia de Todos os Santos, quando muitos no país em grande marca de católicos a morte de parentes.

A falta de energia

O tufão causou cortes de energia, derrubou árvores em várias áreas de Manila, e obrigou a suspender vôos no sábado de manhã do aeroporto internacional da cidade.
Um rio na província de Laguna inundou mais de perto do lago da cidade de Santa Cruz, o envio de trepadeira residentes em telhados para escapar da enchente, disse Ariel Magcalas, prefeito da cidade.
"Nós não podemos mudar, isso não é piada ... A água é elevada. Precisamos de ajuda", disse ele em um discurso público, através de rádio DZBB.
Equipes de resgate foram enviadas para as comunidades inundadas, mas estavan tendo dificuldade de movimentação em caminhões leves, disse Fred Bragas, um oficial da catástrofe regional.
Fonte: Al Jazeera e agências
Tradução: Google Tradutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário