segunda-feira, novembro 23, 2009

Inundações no Reino Unido deixam centenas de desabrigados


http://twitter.com/sinaisclipping
20/11/2009
Político britânico disse que eventos assim ocorrem a cada "mil anos"

Um policial britânico morreu nesta sexta-feira após ser arrastado pelas águas durante graves inundações no noroeste da Inglaterra, onde centenas de pessoas foram retiradas de suas casas, informaram as autoridades.
O agente Bill Barker, que faria 45 anos neste sábado, desapareceu na véspera na localidade de Workington, no Condado de Cumbria, um dos mais afetados, após a queda de uma ponte devido à cheia do rio Derwent.
A rainha Elizabeth 2ª declarou que está "profundamente preocupada e triste com estas espantosas inundações no Reino Unido", em uma mensagem enviada às regiões afetadas.
Em Cockermouth, helicópteros do Exército ajudaram os bombeiros a retirar cerca de 200 pessoas, que estão em abrigos provisórios. Em certas zonas da cidade, a mais afetada, as águas subiram a até 2,5 metros, segundo a polícia local.
Ao menos 1.200 residências ficaram sem eletricidade durante a noite, as principais estradas foram bloqueadas e 21 escolas não funcionaram nas zonas afetadas, segundo os serviços de socorro.
A ministra do Meio Ambiente, Hilary Benn, que visitou Cockermouth, qualificou a situação de "muito grave".
John Carlin, proprietário de um hotel no centro de Cockermouth há 15 anos, explicou que jamais viu nada igual na região. Ele afirmou:
- O centro da cidade está totalmente inundado e as únicas pessoas que estão lá agora são os socorristas. Há bombeiros com água até a cintura.
O deputado de Workington, Tony Cunningham, disse que as inundações no noroeste da Inglaterra têm "proporções bíblicas", algo que só acontece "a cada mil anos". Em entrevista à rede de TV Sky News, ele afirmou:
- A força do rio é absolutamente incrível, era uma ponte de pedra, é incrível como uma ponte de pedra foi levada pelas águas.
Os serviços meteorológicos registraram um recorde absoluto de chuvas para a Inglaterra na localidade de Seathwaite, também no condado de Cumbria, onde caíram mais de 314 mm nas últimas 24 horas. Veja vídeo do Jornal da Record sobre as inundações:


R7 Notícias / AFP / Foto por Phil Noble/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário