terça-feira, novembro 10, 2009

ONU: número de mortos por violência no Rio é “inaceitável”

10/11/2009
A sul-africana Navi Pillay, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, afirmou nesta terça-feira, 10, que é “inaceitavelmente alto” o número de mortes que ocorre no Rio de Janeiro por responsabilidade da polícia nos últimos anos.

De acordo com a principal autoridade de direitos humanos da ONU, é necessária uma ação por parte das autoridades para que ocorra uma mudança. “Sei que o governo fez algumas coisas para mudar a forma de policiamento, mas ainda existe um número inaceitavelmente alto de violência e mortes, especialmente por força do governo. Isso precisa ser enfrentado.”
Em 2008, foram 1.137 mortes cometidas pela polícia em confrontos, de acordo com dados oficiais do Instituto de Segurança Pública do Rio. Em 2009, os números alcançam 805, em uma média de três mortes por dia, de janeiro a setembro. Apesar do aumento do número de mortos nos últimos anos com a chamada “política de enfrentamento” do atual governo estadual, foram mais de 10 mil mortes cometidas pela polícia nos últimos dez anos.
Opinião e Notícia / Reiters

Nenhum comentário:

Postar um comentário