segunda-feira, novembro 02, 2009

A seca está atingindo os 90 por cento do território argentino

novembro 1, 2009
A seca está atingindo os 90 por cento do território da Argentina, uma situação agravada em algumas províncias até a propagação de incêndios, de acordo com dados divulgados hoje por fontes oficiais e imprensa local.

A pior situação é registrada nas províncias de La Pampa (centro), ao sul de Buenos Aires e Córdoba (centro-norte), onde milhares de famílias enfrentam temperaturas superiores a 30 graus e conviver com a falta de água.
Algumas cidades turísticas como Villa Carlos Paz (Córdoba), decidiu mesmo racionalizar o consumo de água, o que dificulta o funcionamento desses lugares e afeta vários setores produtivos como a agricultura.
No norte de Tucumán, onde os rios e represas estão em um nível abaixo de 50 por cento da média, o povo espera por chuva durante sete meses e St. Louis (noroeste), a água não cai desde Fevereiro último.
Neste cenário se juntou os incêndios nos últimos dias, nas províncias de Córdoba, San Luis, Catamarca (noroeste).
Enquanto em Córdoba equipes da Defesa Civil procurão  neste fim de semana para desligar algumas luzes que foram mantidas em zonas montanhosas, o sistema elétrico de São Luís, entrou em um estado de emergência para o fogo e ventos fortes em várias partes da província, disse Porta-vozes oficiais.
Em Catamarca, mais de 500 hectares foram destruídos neste fim de semana com bolsas de fogo, alimentado por fortes ventos, o que dificultou o trabalho da Brigada de Combate a Incêndio.
"Cerca de 90 da Argentina já está sofrendo, em graus variados, a seca", advertiu o jornal Clarín Sul-Americana Climatológica Diretor do Laboratório, Juan Minetti.
Especialista em biologia evolucionária Raúl Montenegro disse "a baixa precipitação" e de "atrasar o habitual para esta época."
"As florestas nativas são contas de poupança porque eles armazenam água para épocas mais secas. Mas, como no país foram destruídas quase todas as pastagens nativas e 75 por cento das florestas, não temos nenhuma resistência ambiental", lamentou Montenegro.
Em contrapartida, o nível do rio Paraná tem aumentado significativamente pelas fortes chuvas no Brasil, que causou inundações em áreas costeiras e obrigou as autoridades a evacuar milhares de pessoas na província de Chaco (nordeste).
Quinta-feira passada, um menino de 17 anos se afogou em uma área alagada do Chaco para cair de seu cavalo, ele estava andando, disse a polícia.
estamosenalerta.blogspot.com / EFE
Tradução : Google / Taquini

Nenhum comentário:

Postar um comentário