segunda-feira, novembro 02, 2009

Surto em Valença é a “primeira onda epidémica” em Portugal

2009-11-02
O director da Escola Nacional de Saúde Pública afirmou que o surto de gripe que assolou todas as escolas de Valença, à excepção de uma, é a "primeira onda epidémica" a nível local em Portugal.

"Até agora, os casos [de gripe A] tinham sido difusamente distribuídos pelo país, com excepção para alguns focos ocorridos em escolas", adiantou à agência Lusa Constantino Sakellarides.
Na sexta-feira, dos 1600 alunos que frequentam as várias escolas do concelho de Valença, Viana do Castelo, 300 faltaram às aulas por terem contraído gripe A (H1N1).
Segundo o coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, Carlos Pinheiro, a gripe A "atacou" em todas as escolas do concelho, à excepção de uma, sendo que o número mais elevado de casos se regista na EB 2,3/S de Valença. Numa EB1 do concelho, a taxa de alunos infectados atinge os 43 por cento.
Constantino Sakellarides explicou que o facto do surto de gripe ter ocorrido em "praticamente todas as escolas do concelho indica que se trata, provavelmente, da primeira onda epidémica do país a nível local", adiantando que a situação deverá ser estudada.
Sobre os motivos que poderão ter originado o aparecimento de tantos casos no mesmo local, o director da Escola Nacional de Saúde Pública afirmou que "nunca se sabem".
"Qualquer factor interactivo, como baixa de temperatura ou maior humidade, pode potenciar um fenómeno desses, mas nunca sabemos porque é que as ondas epidémicas aparecem num sítio e não aparecem noutros", sustentou.
Carlos Pinheiro admitiu que este surto de gripe em Valença se poderá ter ficado a dever à proximidade com a Galiza, região espanhola onde também já se registaram vários doentes infectados pelo vírus H1N1.
"É uma hipótese, mas não o podemos afirmar categoricamente", referiu, ressalvando que este surto de gripe "não é caso para alarme" e que "já era expectável", tanto em Valença como em qualquer outra zona do País.
Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário