segunda-feira, novembro 02, 2009

Detectado bactérias perigosas em águas do lago Atitlan Guatemala

Outubro 25, 2009
E.U. cientistas detectaram a presença de bactérias perigosas em águas do lago Atitlan, na Guatemala, que poderiam afetar a saúde de milhares de moradores de comunidades do entorno dela, informou a imprensa local segunda-feira.

Segundo o jornal Prensa Libre, as cianobactérias foram detectada por pesquisadores da Universidade da Califórnia (E.U.A.), que realizaram um estudo em águas de Atitlan, depois de encontrar evidências da presença de "corpos estranhos".
Eliska Rejmánková pesquisador, um dos cientistas que conduziu o estudo, disse ao jornal que "as cianobactérias podem produzir cianotoxinas, que afetam os peixes, crustáceos, zooplâncton e  humanos em contato continuo com a água contaminada.
Atitlan, uma das atrações naturais mais importantes da Guatemala, está localizado no centro do departamento de Solola, cerca de 160 quilômetros a oeste da Cidade da Guatemala, cercado por doze populações indígenas que dependem diretamente do lago.
As cianobactérias-como o organismo é uma alga que cresce desproporcionalmente, devido ao aumento dos níveis de nitrogênio e fósforo contidos nos resíduos domésticos e industriais que vão para as águas de Atitlan.
"Não se destina a criar pânico, mas é preciso estar atento e estar preparado para emergências, já que as pessoas podem ser afetadas pela ingestão de animais infectados", diz a
Autoridade de Gestão Sustentável do Lago e seus arredores, uma agência autônoma responsável pela preservação de Atitlan, anunciou que já existe um trabalho na elaboração de um plano de acção para combater essa bactéria.
estamosenalerta.blogspot.com / EFE
Tradução : Google / Taquini

Nenhum comentário:

Postar um comentário