segunda-feira, novembro 16, 2009

Solos desérticos estão perdendo a fertilidade graças ao aquecimento global

12 novembro 2009
De acordo com um novo estudo realizado pela Universidade de Cornell, o aquecimento global também está ocasionando a perda de nitrogênio dos solos. Os solos áridos são os mais afetados, e sendo o nitrogênio um nutriente fundamental para o crescimento das plantas, o estudo prevê que no futuro, os desertos possam suportar ainda menos plantas.

“Esta é uma forma de se perder nitrogênio dos ecossistemas que nunca havia sido acreditada antes,” disse Jed Sparks, coautor do estudo e professor de ecologia e biologia evolutiva.
“Isso nos permitiu a finalmente entender a dinâmica do nitrogênio em sistemas áridos.”
Os resultados foram provenientes de testes feitos no deserto de Mojave, na Califórnia. Foi a primeira vez que alguém relacionou um fator abiótico à perda de nitrogênio do solo. Em pesquisas anteriores, ciesntistas apenas estudaram fatores bióticos como micróbios do solo.
A pesquisa ainda prevê que em temperaturas mais altas, causas não biológicas contribuem para maiores perdas de nitrogênio. Adicionando isso ao aumento dos padrões de precipitação, a situação fica ainda pior.
O que é mais desconcertante é que a maioria dos modelos climáticos atuais não consideram fatores abióticos da perda de nitrogênio. Sparks acredita que os modelos devam ser alterados para refletir mais precisamente o que está aocntecendo de verdade.
“O código (algorítimico) nos modelos climáticos precisam mudar e levar em consideração os impactos abióticos nesta parte do ciclo do nitrogênio”.
Blog Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário