terça-feira, novembro 24, 2009

Sting e Raoni se encontram no Brasil, 20 anos depois, contra Belo Monte

22/11/09
Sting recebeu a imprensa para divulgar o seu reencontro com o líder indígena Raoni Kayapó. O cantor inglês e ambientalista falou à imprensa neste domingo (22), em São Paulo, para reforçar o seu apoio ao movimento indígena que questiona a construção da hidrelétrica Belo Monte, na região da Volta Grande do Xingu, no Pará.

A dupla Sting e Raoni ganhou fama internacional quando se uniu pela primeira vez há vinte anos para também protestar contra o mesmo projeto, que tinha o nome de Kararô. Na época Sting apoiou os índios brasileiros no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, onde depois de muitos debates, os índígenas conseguiram convencer o governo a desistir da obra. Depois de militar com Raoni na década de 80, Sting passou a integrar outras causas contra a destruição das florestas tropicais e fundou com a mulher Trude, a ONG Rainforest Foundation, com sede em Nova York, e uma das entidades que lutou pela demarcação da Terra Indígena Mekragnoti, dos índios Kayapós, em 1991. A ONG apóia projetos de educação indígena em todo o Parque do Xingu em parceria com o Instituto Sócio Ambiental (ISA).
Raoni e Sting devem fazer uma intença aparição pública na noite de sábado. O cantor divulgou que levará Raoni ao palco de seu show para fazer um discurso. O cacique vai falar sobre Belo Monte e a preservação da Amazônia. Quando questionado se vai apoiar a candidatura da senadora Marina Silva à presidência, o ator revelou que já se encontrou com a senadora, na quinta-feira. “Conheço toda a história dos seringueiros e do Chico Mendes e estou muito impressionado com a Marina Silva, é tudo que ainda posso dizer”, afirmou Sting.
Época / Blog do Planeta (Juliana Arini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário