sábado, outubro 11, 2008

Furacão Norbert provoca a retirada de centenas no México

A passagem do furacão Norbert deixou rastros de destruição em Puerto San Carlos, México. Centenas de pessoas abandonaram suas casas na região da Baixa Califórnia para fugir dos ventos e da tempestade, que baixou da categoria 4 para a 2, segundo o Serviço Metereológico do México. (Foto: AP)

11/10/08
Furacão de categoria 2 atingiu costa do país.Tormenta arrancou tetos de casas e árvores do chão.

O furacão Norbert chegou a terra firme neste sábado (11) na costa mexicana da península da Baixa Califórnia, arrancando tetos de algumas casas e árvores, enquanto centenas de pessoas se protegiam em abrigos.
O Norbert chegou à península como um furacão de categoria dois, de elevado perigo devido a seus ventos de até 165 quilômetros por hora, e ameaçava também o balneário de Los Cabos, popular entre turistas norte-americanos.

"Está tirando tetos e está destruindo as coisas que estão em seu caminho, é muito forte", disse José Gajón, diretor geral de proteção civil da Baixa Califórnia. "Estamos com o furacão aqui agora, ninguém está saindo de casa e todo mundo está quieto", acrescentou.

Retirada
As autoridades começaram a retirar desde sexta-feira famílias que vivem nas zonas baixas dos municípios de Comondú e Loreto.
O serviço metereológico nacional do México qualificou como elevado o grau de perigo do Norbert, e pediu extrema precaução diante de fortes chuvas nos Estados de Colima, Jalisco, Nayarit, Sinaloa e Baixa Califórnia.
"Espera-se um enfraquecimento do Norbert quando ele cruzar a Baixa Califórnia", disse o centro de furacões dos Estados Unidos em um comunicado. "Mas continuará sendo um furacão quando tocar a terra novamente na costa noroeste do México", acrescentou.
Do outro lado do país, a tormenta tropical Odile avançava em paralelo à costa do Pacífico.
G1/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário