segunda-feira, setembro 21, 2009

Terremoto deixa pelo menos 11 mortos no Reino do Butão

21 de Setembro de 2009
O terramoto de 6,3 graus de magnitude que hoje atingiu o Reino do Butão causou pelo menos 11 mortos e 15 feridos, disseram fontes oficiais citadas pela agência local BBS.

Segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi localizado 180 quilómetros ao leste da capital do Butão, Timfu, e a uma profundidade de 7,2 quilómetros. O sismo foi registado às 14:53 locais.
Pelo menos cinco pessoas morreram no distrito de Mongar, epicentro do sismo, e as outras cinco morreram em deslizamentos de terra em áreas remotas da região montanhosa.
«Casas, mosteiros e estradas foram danificadas. O serviço de telefonia móvel está prejudicado», disse Lungthen Dorji, governador do distrito de Trashigang.
Segundo o Departamento de Meteorologia da Índia, o sismo foi sentido no Estado indiano de Assam e Bengala Ocidental.
O tremor também foi sentido em Dacca, capital de Bangladesh, e Lhassa, capital da região autónoma do Tibete, segundo a imprensa chinesa.
O Butão, encravado entre a China e a Índia, tem 670 mil habitantes. Até aos anos de 1960 não tinha estradas, nem telefone, nem moeda. A televisão foi autorizada em 1999. A venda de tabaco está proibida desde 2005.
Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário